Marília recebe ações formativas da Fundação Dorina Nowill em novembro
Eventos têm o propósito de sensibilizar profissionais da Cultura, Educação, Direitos Humanos e mediadores de leitura
Nos dias 23 e 24 de novembro, Marília recebe o educador e articulador Ewerton Correia da Rede de Leitura Inclusiva, da Fundação Dorina Nowill, em evento intitulado ‘Livro, Leitura e Inclusão’. Ewerton Correia é arte-educador, articulador, ator e diretor teatral, graduado em Artes Cênicas pela USP (Universidade de São Paulo). Possui experiência em articulação territorial com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, com foco em territórios periféricos. Já ministrou oficinas de contação de histórias para iniciantes e foi professor de oficinas de dança e teatro para pessoas cegas e de baixa visão.
O evento tem o propósito de sensibilizar profissionais da Cultura, Educação, Direitos Humanos e mediadores da leitura sobre o uso de livros em múltiplos formatos, por exemplo, braille, falado, ampliado, tinta-braille e digital acessível como ferramentas poderosas para a aprendizagem e inclusão de pessoas com deficiência visual.
A leitura desempenha um papel fundamental na vida de todas as pessoas, e garantir que os livros sejam acessíveis a todos é um passo importante na busca por uma sociedade mais inclusiva e igualitária. É um modo de garantir que pessoas com deficiências tenham igualdade no acesso à educação, cultura e informação.
A iniciativa é desenvolvida pela Rede de Leitura Inclusiva, da Fundação Dorina Nowill para Cegos por meio do Proac ‘Conta um Conto’. A realização em Marília consiste numa parceria entre a Biblioteca Braille “Delmir Cerissa”, as Secretarias Municipais de Cultura, Educação e Direitos Humanos e da Associação de Deficientes Visuais de Marília (Adevimari).
O evento será realizado em dois dias e contará com três ações formativas. No dia 23, das 13h às 17 horas, será realizado Oficina Leitura Inclusiva no anfiteatro da Secretaria Municipal da Saúde, localizado na avenida Castro Alves, nº 61, centro. Já no dia 24, no período da manhã, será ministrada uma Oficina de Mediação de Leitura Inclusiva: mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão, das 8h às 12 horas, na Biblioteca Municipal de Marília (rua São Luiz, nº 1.295). Na parte da tarde, das 14h às 16 horas, ocorrerá o Encontro entre os Clubes de Leitura de Marília e da Rede de Leitura Inclusiva, também na Biblioteca Municipal de Marília. Para participar dessas atividades formativas, os interessados podem se inscrever através do link https://forms.office.com/r/it6iXJ6rkD. Haverá emissão de certificados para os participantes.
Confira a programação
23/11 – 13h às 17h – Anfiteatro da Secretaria Municipal de Saúde (90 vagas)
Oficina Leitura Inclusiva: Nessa conversa, educadores da Rede de Leitura Inclusiva da Fundação Dorina Nowill para cegos discutem o acesso ao livro e a leitura por pessoas com deficiência visual. As discussões tentarão responder perguntas como: o que é o Sistema Braille? Como as pessoas com deficiência visual têm acesso aos livros? Que outros formatos existem para acessibilizar a leitura? Quais são os mitos que rondam a vivência de pessoas cegas e baixa visão?
24/11 – 8h às 12h – Biblioteca Municipal de Marília – (30 vagas)
Oficina Mediação de Leitura Inclusiva: Mediando histórias para pessoas cegas e com baixa visão: Quando pensamos mediação de leitura, é muito fácil pensarmos em primeiro lugar nos livros em tinta, com imagens e figuras coloridas. No entanto, o que acontece quando nosso público não tem a visão como recurso para acessar a leitura? O que significa de fato mediar uma obra? Pensando em tudo isso, a Rede de leitura inclusiva da Fundação Dorina Nowill para Cegos propõe uma oficina para discutirmos o papel da mediação de leitura, as estratégias e desafios para se criar uma ação inclusiva.
24/11 – 14h às 16h – Biblioteca Municipal de Marília – (30 vagas)
Encontro entre os Clubes de Leitura de Marília e da Rede de Leitura Inclusiva: Bate-papo sobre livros em seus múltiplos formatos, a importância dos Clubes de Leitura como ferramenta de incentivo à leitura e socialização e como a acessibilidade pode entrar na discussão da literatura.