Matheus Moreno, judoca na AMEI conquista medalha de prata na Copa Loterias Caixa.
Nesta segunda-feira (13) os judocas da Associação Mariliense de Esportes Inclusivos Guilherme Sousa e Matheus Moreno acompanhados pelo treinador Edson Ito, disputaram o GP de Judô Paralímpico e a Copa Loterias Caixa, respectivamente. Ambas as competições são organizadas pela Confederação Brasileiro de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) e foram realizadas no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, localizado em São Paulo.
Guilherme lutou o GP de Judô Paralímpico na categoria -90 kg, classe J2 e ficou em quarto lugar. Estreou com derrota na primeira luta. Na repescagem venceu e foi para disputa de terceiro e quarto onde acabou derrotado.
Já Matheus que fez sua estreia em uma competição de judô paralímpico ficou com a medalha de prata na Copa Loterias Caixa. O judoca da AMEI lutou na categoria -90kg, classe J1 e venceu seu primeiro combate, garantindo a vaga para final. A medalha de ouro ficou com Diego Nascimento do Pará.
O Grand Prix é o principal evento de judô paralímpico do Brasil e reúne os principais atletas do país. A Comissão Técnica da Seleção utiliza a competição para observar e avaliar os atletas. Já a Copa Loterias Caixa, é um torneio voltado a iniciantes que tem servido de espelho a atletas que sonham com um futuro dentro da modalidade.
O judô paralímpico é voltado para deficientes visuais e além das categorias por peso, os judocas são divididos em duas classes, de acordo com o grau da deficiência visual.
- J1: Cegos totais ou com percepção de luz, mas sem reconhecer o formato de uma mão a qualquer distância
- J2: Atletas que conseguem definir imagens
As duas judocas da AMEI Alana Maldonado e Rebeca Silva, ambas líderes do ranking mundial em suas categorias não disputaram a competição. Alana se recupera de uma cirurgia de ligamento cruzado do joelho direito, que lesionou em maio quando competia no Egito. Já Rebeca está nos preparativos finais para disputar os Jogos Parapan Americanos do Chile, ela embarca para Santiago no dia 14 e lutará dia 20 de novembro.