Governo envia projeto de orçamento extra de 13 trilhões para o parlamento
O governo japonês apresentou ao Parlamento nesta segunda-feira (20) um projeto de orçamento suplementar para este ano fiscal de 2023, prevendo 13.199,2 trilhões de ienes em gastos em contas gerais para financiar principalmente um pacote econômico, noticiou a agência Jiji Press.
O plano do governo é que o orçamento seja aprovado até o dia 13 de dezembro. Os debates em torno da proposta do governo começaram nesta segunda-feira.
O primeiro-ministro Fumio Kishida quer que o orçamento suplementar seja aprovado pelo parlamento até ao final deste mês. Os trabalhos para elaborar um orçamento inicial para o ano fiscal de 2024 serão intensificados em dezembro.
Conforme o plano governamental, cerca de 3 trilhões de ienes serão destinados em medidas para combater o aumento dos preços. A quantia de 1,3 trilhão de ienes será usada para alcançar aumentos salariais sustentáveis e o crescimento econômico regional, e outros 3,4 trilhões de ienes servirão para impulsionar o potencial de crescimento do país e os investimentos internos.
O governo incluiu no pacote o auxílio de 70.000 ienes para famílias de baixos rendimentos isentas do pagamento do imposto residencial e uma extensão dos programas para mitigar o fardo do aumento das contas de eletricidade, gás e gasolina até o final de abril de 2024.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE