Diretrizes do governo japonês sobre os riscos por consumir bebidas alcoólicas
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar do Japão (MHLW) apresentou um projeto com as diretrizes resumindo os efeitos e os riscos do consumo de bebidas alcoólicas, informou na quarta-feira (22).
Esse guia enfatiza a importância de beber o mínimo possível, pois mesmo as pequenas quantidades aumentam o risco de desenvolver hipertensão e outras doenças relacionadas ao estilo de vida.
Esta é a primeira vez que se criam diretrizes sobre consumo de bebidas alcoólicas.
Quanto se pode consumir no mínimo
No Japão, é comum determinar a quantidade de álcool consumida pelo teor alcoólico e quantas bebidas foram consumidas, mas o MHLW aponta que é mais preciso determinar os efeitos no corpo pela quantidade de álcool contida nas bebidas.
As novas diretrizes do Canadá causam repercussão, como “mesmo as pequenas quantidades são prejudiciais à saúde”. E pode ser que no Japão não seja diferente.
A política básica estabelecida pelo governo para a promoção da saúde indica que a quantidade de “álcool puro” que aumenta o risco de doenças relacionadas com o estilo de vida é de 40 gramas ou mais para os homens e 20 gramas ou mais para as mulheres por dia. Mas, dependendo das condições físicas individuais, essa quantidade deve ser menor.
Para entender, 20 gramas de “álcool puro” equivale a uma garrafa média de cerveja ou a uma vasilha de saquê.
Além da hipertensão, mesmo uma pequena quantidade de álcool pode aumentar o risco de desenvolver câncer de esôfago em homens e acidente vascular cerebral hemorrágico (AVC) e câncer de estômago em mulheres. Também explicou que existem outras doenças que têm o risco aumentado se as pessoas continuarem a beber mais de 20 gramas de álcool.
Como calcular a quantidade de “álcool puro”
O cálculo é feito da seguinte fórmula, usando a cerveja como exemplo: 500ml (bebida) x 0,05 (teor alcoólico) x 0,8 (gravidade específica do álcool) = 20 gramas (de “álcool puro”).
A criação das diretrizes foi incluída no “Segundo Plano Básico para Promoção de Medidas contra os Danos Relacionados ao Álcool” do país, que abrange o período de 2021 a 2025, e o MHLW vem discutindo o assunto em um comitê de revisão.
A um mês das festividades de Natal e Ano Novo, além de poucos dias antes das festas de confraternização (bonenkai) realizadas em todo Japão, essas diretrizes vêm como um balde de água fria, mas a conscientização para gestão da saúde é mais importante.
FONTE: PORTAL MIE