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Índice de transparência pública classifica Marília acima da média nacional, com 75,24%

A Prefeitura de Marília e a Câmara Municipal receberam uma classificação acima da média nacional, mas abaixo da avaliação adequada (acima de 80%). A média do Índice de Transparência Pública por Esfera de Poder de Marília foi 75,24%. Já o Índice de Transparência Pública por Poder, o Executivo foi melhor classificado, com 79,16%, e o Legislativo recebeu o Índice de 71,31%. O índice de transparência médio do país ficou em 58%, considerado  intermediário.

O Radar é uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado dos Estados, a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com os demais Tribunais de Contas e outras entidades parceiras. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência.

Entre os Poderes, foram avaliados 4.116 órgãos do Executivo, com resultado médio de 59,7% de transparência. No Legislativo, 3.777 instituições foram avaliadas, e a média foi de 55,6%. No Judiciário, o índice de transparência ficou em 78,7%, referentes às 27 entidades avaliadas.

A metodologia da avaliação dos portais prevê a verificação de pelo menos 200 itens de avaliação em cada um dos sites. Ao todo, 1.303 organizações tiveram os melhores níveis de transparência e foram certificadas. Dessas, 239 receberam o Selo Diamante, 492 foram classificadas com o Selo Ouro e 572 com o Selo Prata. As demais foram classificadas nos níveis elevado; intermediário; básico e inicial.

A Atricon afirma que o programa lança luz acerca do que acontece nos ambientes das estruturas administrativas. Os principais desafios para a evolução do programa são fortalecer e ampliar parcerias, avançar na disponibilidade, qualidade e utilidade das informações do programa são fortalecer e ampliar parcerias, avançar na disponibilidade, qualidade e utilidade das informações públicas, além de padronizar o portal de transparência como modelo para as unidades gestoras.

FONTE: JC MARÍLIA

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