Japão suspende alerta preventivo de tsunami para todas as áreas costeiras
As autoridades meteorológicas do Japão suspenderam o alerta preventivo de tsunami para todas as áreas costeiras. O alerta foi emitido depois que um forte terremoto atingiu a Ilha de Mindanao, nas Filipinas, na noite de sábado (11).
A Agência de Meteorologia do Japão disse que o terremoto atingiu Mindanao por volta das 22h30, horário local, tendo registrado magnitude de 7,7.
A agência emitiu um alerta preventivo de tsunami para áreas ao longo da costa do Pacífico do Japão, desde as ilhas da região de Yaeyama, no extremo sul, até a província de Chiba, vizinha de Tóquio.
Um tsunami de 40 centímetros foi observado na Ilha Hachijojima, a cerca de 280 quilômetros ao sul de Tóquio, por volta das 4h30 da manhã. Foram registradas ondas menores em outras áreas.
A agência ainda pede por cautela, pois os níveis das águas podem continuar a variar por algum tempo.
Autoridades nas Filipinas dizem que um tsunami de 64 centímetros e várias ondas menores foram observados nas porções norte e leste de Mindanao.
Continuam a ocorrer tremores com magnitudes de 5 a 6. O abastecimento de energia foi interrompido e alguns residentes supostamente se encontram em centros públicos de evacuação.
Não há relatos de ferimentos ou danos graves até o momento.
FONTE: NHK PORTUGUÊS