Japão tem 8,5 milhões de ‘casas abandonadas’ e Airbnb quer hospedar turistas nelas
Cerca de 8,5 milhões de residências no Japão são chamadas de akiya, ou casas vazias, por estarem abandonadas pelos proprietários, segundo um levantamento mais recente divulgado pelo governo. Mas em artigo publicado no “Nikkei Asia”, o número chamou a atenção da plataforma Airbnb, que pretende impulsionar o aluguel desses imóveis para hospedagens, noticiou a revista Casa Vogue.
O Airbnb informou que planeja fazer parcerias com os governos locais, para incentivar os proprietários a reformarem essas casas, movimentando o turismo e servindo como fonte de renda extra.
Algumas melhorias precisarão ser feitas conforme o estado dos imóveis, sendo que alguns são considerados “muito bons para serem abandonados”, assim como na melhoria da segurança local.
A maior parte dessas casas está em áreas rurais e foi abandonada em razão da mudança dos moradores para os principais centros urbanos. Algumas estão cobertas pela vegetação.
Recentemente o governo tentou incentivos para que as pessoas comprassem os terrenos e se mudassem, como oferecer casas por US$ 500 (em torno de 73.500 ienes na cotação atual).
Segundo uma previsão da Nomura Research Institute, maior empresa de consultoria e pesquisa econômica do país, pelo menos 30% das casas no Japão serão abandonadas até 2033.
FONTE: ALTERNATIVA