Consumidores compram alimentos ‘vencidos’ com desconto para fugir de preços altos
Os aumentos dos preços dos alimentos estão forçando muitos consumidores no Japão a comprar itens com data ‘vencida’, mas vendidos com desconto, além de buscarem produtos de qualidade inferior, publicou o Asahi.
O supermercado Ecolo Marche, no distrito Adachi, em Tóquio, tem uma prateleira com produtos onde se lê o termo “vencido” escrito nas etiquetas dos alimentos ali dispostos.
No estabelecimento, algumas das opções são chocolate por apenas 15 ienes, água mineral por 11 ienes e molho para salada por 59 ienes. O proprietário do supermercado, Yusuke Ogata, explicou que após a iniciativa, o gasto médio por cliente aumentou de 1,5 a 2 vezes.
O prazo de validade, no caso, é o dia aproximado em que o produto terá um sabor agradável se for armazenado fechado, e não um indicativo do último dia que o produto pode ser consumido com segurança.
A maioria dos produtos é cientificamente considerada segura para consumo dentro de um determinado período após a data de validade.
O próprio Ogata verifica a maioria dos produtos colocado nessa prateleira de “vencidos” para confirmar sua qualidade. Esse termo é escrito com letras grandes, para que os clientes tenham noção do que estão levando. Mesmo assim, eles são avisados sobre o prazo de validade ao passarem pela caixa registradora.
Outra rede de supermercados, Maruyasu, que tem unidades em Tóquio e Saitama, está vendendo produtos com desconto quando estão perto do prazo de validade ou quando estão com embalagens danificadas.
A empresa disse que as vendas das lojas aumentaram cerca de 1,3 vezes em comparação com o ano anterior.
Já a Kuradashi, que vende cerca de 3.300 produtos online, incluindo alimentos com prazo de validade próximo, tem oferecido o que os clientes mais querem para fugir da inflação: preços baixos.
A iniciativa tem feito com que seu número de membros em junho aumentasse 25% ano a ano.
A Kuradashi fez uma pesquisa online com 3.109 clientes com idades entre 20 e 80 anos em todo o país, de 3 a 20 de outubro, sobre como o aumento do custo de vida mudou seus estilos de vida.
Pelo menos 92,8% responderam que “não se importam com a aparência de alimentos, desde que não haja problemas de sabor ou qualidade”.
Na pesquisa ficou demonstrado que 70% “estão dispostos a comprar produtos de qualidade inferior ou com prazo de validade próximo”.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE