Missão filipina encerra visitas de auditoria no país em Campinas
Inspetores da República Federativa das Filipinas encerraram nesta quarta-feira (13) as visitas a campo da auditoria que estão realizando no Brasil desde 26 de novembro. Os profissionais estiveram no Distrito Federal, Pará, Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Acre, Rondônia e São Paulo. Na manhã desta quinta (14), finalizam os trabalhos no Brasil no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em Brasília.
Os auditores visitaram propriedades rurais, frigoríficos, laboratórios oficiais do Mapa, serviços veterinários estaduais, terminais portuários e portos secos. A delegação veio verificar se nossos sistemas de auditoria e fiscalização, de inspeção de aves, suínos e bovinos são eficazes no controle de qualidade e sanidade.
Em São Paulo, eles estiveram no Porto de Santos e no aeroporto de Viracopos, visitaram granjas de aves nas regiões de Boituva e Cerquilho, conheceram o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA) em Campinas e a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) do Estado de São Paulo.
Na CDA, a delegação foi recebida pela auditora fiscal federal agropecuária Regina D’Arce, do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa-SP) do Mapa, e pelos representantes do governo estadual Affonso dos Santos Marcos, Paulo Roberto Blandino de Lima Dias, Artur Luiz de Almeida Felicio e Bruno Marinho.
Eles apresentaram o iDefesa aos auditores. Trata-se de um sistema de informação em Defesa Agropecuária que a CDA está desenvolvendo, um Business Intelligence onde são inseridos os dados de vigilância obtidos pelo Estado.
A missão avaliou a equivalência dos sistemas de controle entre os países para que o Brasil possa exportar produtos cárneos. Em geral, semanas após a auditoria, o país visitante emite um relatório comunicando a decisão.
FONTE: MAPA