Ministério japonês conduz inspeções na sede da Daihatsu após escândalo de segurança de veículos
O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão iniciou inspeções na sede da Daihatsu Motor, que está envolvida em um escândalo de segurança de veículos.
Funcionários da pasta entraram no prédio localizado em Ikeda, cidade da província de Osaka, por volta das 9h, na quinta-feira.
Foi descoberto, em abril, que a subsidiária integral da Toyota Motor havia manipulado peças de portas em testes de colisão em carros voltados para mercados no exterior. Em maio, veio à tona que a Daihatsu também havia obtido indevidamente a certificação governamental para veículos híbridos no mercado japonês.
Até o momento, investigações da própria Daihatsu e de um comitê terceirizado encontraram irregularidades, incluindo alterações de dados em testes de colisão e freio.
Na quarta-feira, a montadora informou ao ministério ter confirmado irregularidades nos dados de 46 tipos de veículos no total. Desses, 18 já deixaram de ser produzidos.
O Ministério dos Transportes planeja confirmar os dados dos testes e interrogar funcionários responsáveis e executivos da empresa para estabelecer em detalhes como as adulterações ocorreram. A pasta ordenou que a Daihatsu interrompa o carregamento de todos os modelos até que o governo confirme que eles estão em conformidade com os requisitos.
FONTE: NHK PORTUGUÊS