Japão planeja reduzir idade mínima para obtenção da carteira de motorista provisória
A Agência Nacional de Polícia do Japão está considerando reduzir a idade mínima para a obtenção da carteira de motorista provisória de 18 para 17 anos e 6 meses, informou a agência de notícias Kyodo nesta quinta-feira (21).
Essa mudança visa beneficiar estudantes do ensino médio nascidos entre janeiro e março, permitindo que obtenham a carteira de motorista antes da formatura.
A alteração proposta pretende aliviar a lotação das autoescolas durante as férias de primavera e facilitar para esses estudantes a obtenção da carteira antes de entrarem no mercado de trabalho, em resposta a solicitações de autoescolas e empresas.
No entanto, a idade mínima para a obtenção da carteira de motorista definitiva permanecerá em 18 anos.
Isso significa que os procedimentos para tirar habilitação provisória poderão ser iniciados aos 17 anos e 6 meses, mas será preciso ter 18 anos completos na hora de obter carta de motorista definitiva.
A Agência Nacional de Polícia observou que a proporção de estudantes nascidos no início do ano que concluem a autoescola antes da formatura é menor do que a dos nascidos entre abril e dezembro.
Portanto, antecipar a idade elegível para a carteira provisória em seis meses daria a esses jovens mais tempo para obter a habilitação definitiva.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE