Governo japonês aprova adiamento de serviço de trem maglev para 2027 ou depois
O Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo do Japão aprovou um plano da JR Central para adiar o início de seu serviço de trem com levitação magnética, mudando o cronograma inicial de “2027″ para “2027 ou depois”.
No dia 14 de dezembro a empresa decidiu adiar a entrega da seção entre as estações de Shinagawa, em Tóquio, e Nagoya, solicitando a aprovação da mudança ao Ministério dos Transportes, Infraestrutura e Turismo. A pasta aprovou a mudança nesta quinta-feira.
O atraso se deve a uma objeção da província de Shizuoka, na região central do Japão, que fica ao longo da rota que liga as duas estações. A província não permitiu o início da construção de túneis dentro de seus limites, dizendo que o projeto pode causar um declínio nos níveis de água de um grande rio e ter um efeito adverso no sistema ecológico da área montanhosa da província.
Todos os planos necessários para a construção de túneis da companhia ferroviária haviam sido aprovados pelo ministério mas, devido à objeção da província, a empresa não tem como saber quando o serviço de trem maglev poderá ser iniciado.
O presidente da JR Central, Niwa Shunsuke, disse à imprensa que a permissão para o adiamento não facilita a situação de sua empresa, pois continua sendo impossível confirmar um novo cronograma para o início do serviço de trem. Ele disse que a empresa continuará se esforçando ao máximo para iniciar logo a operação, enquanto mantém abertos os canais de comunicação com a província de Shizuoka.
FONTE: NHK PORTUGUÊS