Janela Para o JapãoNotícias

Neve e frio aumentam o perigo nas áreas atingidas pelo terremoto no Japão

A queda de neve está se intensificando nas áreas afetadas por um forte terremoto que teve como epicentro a região de Noto, na província de Ishikawa, na região central do Japão, no dia de Ano-Novo.

As pessoas devem tomar cuidado extra com edifícios danificados pelo terremoto que podem desabar devido ao peso da neve. Elas também devem se manter aquecidas para evitar hipotermia em meio ao frio intenso.

Uma massa de ar frio está trazendo neve para a província de Ishikawa e outras partes da região de Hokuriku, bem como para a província de Niigata.

A queda total de neve das 3 horas até as 6 da manhã de segunda-feira foi de 14 centímetros na cidade de Yuzawa, na província de Niigata, 5 centímetros na cidade de Himi, na província de Toyama, e 1 centímetro na cidade de Suzu, na província de Ishikawa.

Até as 6 da manhã de segunda-feira, o acúmulo de neve na província de Ishikawa havia atingido 13 centímetros na cidade de Suzu, 11 centímetros na cidade de Nanao e 9 centímetros na cidade de Wajima.

A queda de neve esperada na província de Ishikawa nas 24 horas até a manhã de terça-feira é de 10 centímetros em áreas montanhosas e 5 centímetros em planícies.

A queda de neve prevista na província de Niigata para o mesmo período é de 30 centímetros em áreas montanhosas e 10 centímetros em planícies. Prevê-se que a província de Toyama tenha de 10 a 20 centímetros de neve.

As mínimas noturnas na cidade de Wajima e em outras áreas atingidas pelo terremoto caíram para cerca de zero grau na segunda-feira.

As pessoas nas áreas afetadas devem tomar cuidado para se manterem aquecidas, pois seu estado de saúde pode não estar bom em meio à deterioração das condições de vida.

A atividade sísmica na região de Noto e arredores permaneceu ativa. Terremotos com intensidade de 1 ou superior na escala japonesa de zero a 7 ocorreram mais de 1.200 vezes nas áreas de 1º de janeiro até as 4 da manhã de segunda-feira.

A Agência de Meteorologia está pedindo às pessoas nas áreas que se mantenham em alerta, pois terremotos com intensidade sísmica máxima de 7 podem ocorrer novamente durante cerca de uma semana após o terremoto do primeiro dia do ano.

FONTE: NHK PORTUGUÊS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *