Bailarino trabalha como servente de pedreiro para realizar sonho e consegue
Um jovem bailarino persegue seus sonhos com muita garra, e trabalhou até como servente de pedreiro para cobrir gastos com acessórios necessários para se apresentar nos palcos.
Gabriel Fagundes é morador de Juiz de Fora (MG) e tem o sonho de viver de balé. O rapaz é uma superação em si. A paixão pela dança começou na infância, após ver a filha da patroa da mãe dele dançando em uma escola.
Apesar de tantas dificuldades, Gabriel jamais desistiu e vê cada vez mais novos ares chegando. Em novembro, ele se apresentou em palestra do MV Bill e participou de um espetáculo como uma das atrações principais.
Sonho de infância
Desde pequeno, Gabriel sabia o que queria. O mundo da arte e da dança encantaram aquela criança, moradora do do Bairro de Santa Cruz, periferia de Juiz de Fora.
“Sempre gostei muito da dança, da arte, porque sempre ia na igreja. Via o pessoal dançando o hino de louvor, encenações da Paixão de Cristo ou algo de Natal. Sempre me interessei em participar”, disse o bailarino.
O interesse só foi aumentando e aos 11 anos, Gabriel subiu aos palcos pela primeira vez. Era um teatro em uma escola pública do bairro.
Depois, se aventurou na ginástica olímpica, onde ficou três anos.
Paixão pelo balé
A paixão pelo balé veio pouco tempo depois.
Ao assistir vídeos de coreografias e ver a filha da patroa da mãe dele dançando em uma escola, o garoto se encantou.
Na mesma escola, fez um teste e conseguiu ganhar uma bolsa de estudos.
Toda a dedicação começou a render ótimos frutos e com 6 meses de treino, ela participou da 1° competição e conseguiu o 2° lugar! Começava então a paixão pelo mundo profissional do balé.
“Sempre estava indo em competições, fazendo aula todos os dias, ensaiando todos os dias também.Tudo isso para ter um rendimento, nota e resultado legais no final”.
Superando desafios
O rapaz é de família humilde, e durante a pandemia, parando com espetáculos e competições, o rapaz enfrentou dias difíceis e buscou novos ares.
Gabriel se mudou para Vitória, Espírito Santo, e lá conseguiu vencer torneios, sendo destaque em vários deles.
O jovem chegou a dançar no mesmo palco que Ana Paula Botafogo e Carlinhos de Jesus, grandes nomes do cenário de dança brasileiro.
Apesar de viver momentos incríveis, os desafios também eram muitos. Ele chegou a perder algumas oportunidades, como uma viagem para a Bahia onde teria aulas com nomes consagrados.
Servente de pedreiro
10 anos depois de sair de Juiz de Fora em busca de seu sonho, ele voltou.
Dessa vez, experimente, Gabriel chegou com uma imensa bagagem, que lhe ajudou a vencer mais uma competição na cidade.
Contudo, o talento e a dedicação não eram suficientes para o sustentar. Era preciso conseguir dinheiro.
“Trabalhei como servente de pedreiro por uns 3 a 4 meses porque eu tinha que ter uma renda para fazer o balé – tem muitos gastos com sapatilha, figurino, inscrições de festival… infelizmente não tenho um patrocinador e minha família não tem condições de ajudar sempre”, detalhou.
Gabriel Fagundes contou com a ajuda da mãe, sua maior apoiadora.
“Tudo que a minha mãe pode me ajudar ela sempre faz, minha família também inteira. Mas minha mãe é meu porto seguro”, disse o jovem.
Sonho se concretizando
Em novembro, a notícia boa chegou.
Um convite para se apresentar durante uma palestra do MV Bill no Teatro Paschoal Carlos Magno, em sua cidade natal.
Na semana seguinte, mais um convite. Dessa vez ele seria uma das atrações principais de um espetáculo.
Para este ano, o caminho já está sendo trilhado.
“Pretendo estar fazendo mais aulas para que possa fazer audições, participar de competições dentro e fora do Brasil também. Tem oito anos que eu faço balé clássico”, concluiu.
FONTE: SÓ NOTICIA BOA ( VIA G1)