Prefeitura emite nota falando dos estragos da chuva
A Prefeitura Municipal de Marília, por intermédio da Diretoria de Divulgação e Comunicação, informa que o temporal ocorrido na madrugada desta quarta-feira, dia 10 de janeiro de 2024, provocou a infiltração de água na área interna de sete unidades de saúde do Município. Em função disso, a Secretaria Municipal da Saúde de Marília optou por suspender temporariamente o atendimento à população nas primeiras horas do expediente do dia, para que ocorresse a contenção e limpeza dos locais. O atendimento destas unidades será retomado ainda no dia de hoje, assim que as condições de uso dos prédios forem restabelecidas. As unidades afetadas pela chuva foram Jardim Bandeirantes, Argolo Ferrão, Chico Mendes, Cavalari, CDHU e Santa Augusta/Planalto (ambas funcionam no mesmo prédio).
Com relação às ocorrências registradas na madrugada, conforme nota do 10º Grupamento de Bombeiros, responsável pela corporação em Marília, foram registrados 15 chamados – dentre ocorrências de inundações, quedas de árvore, muros e fios energizados. Os bombeiros deslocaram 4 viaturas e um efetivo de 10 bombeiros. Ainda de acordo com a corporação, os socorros se encerraram às 4 horas, sem o registro de vítimas. De acordo com as informações da Defesa Civil de Marília, o Jardim Continental concentrou o caso mais grave de inundação. Um muro desabou e afetou drasticamente uma residência na rua Abraão Pedro Badiz, no Continental, zona Sul. A família, que não se encontrava no imóvel, precisará deixar o local. Eles vão optar por manter-se abrigados na residência de familiares. Focos de inundações foram registrados, contudo sem incidir em interdições. A Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) ‘Arco-Íris’, no Jóquei Clube, teve estragos, bem como a rodoviária, na avenida Carlos Artêncio.
A Via Expressa sofreu danos após o rompimento de uma galeria de água pluvial, houve a queda de um poste. A equipe da Defesa Civil está em permanente trabalho e realizando atendimento. O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem) informa que ocorreu a quebra de uma adutora de água do poço PG 05, que auxilia no abastecimento da região Sul da cidade. As equipes do Daem prontamente iniciaram o conserto e o serviço deve ser finalizado amanhã no período da tarde. Os bairros mais afetados são Vista Alegre, Jóquei Clube, São Jorge e Bancários . O Daem solicita aos moradores deste local que economizem água nesse período.