PIB do Japão cai 1,4% em novembro com desaceleração das exportações, diz centro
O Produto Interno Bruto (PIB) do Japão caiu 1,4% anualizado em novembro em relação ao mesmo período do ano anterior, registrando a primeira queda em dois meses, segundo estimativa divulgada na segunda-feira (15) pelo Centro Japonês de Pesquisa Econômica, noticiou o Nikkei.
O Centro informou que a queda foi motivada principalmente pela diminuição nas exportações de serviços, que aumentaram temporariamente em outubro, acrescentando que houve também uma tendência decrescente nas exportações de bens, incluindo remessas de automóveis.
O levantamento do Centro mostrou que as exportações de bens e serviços caíram 9,1%, revertendo a expansão de 8,6% do mês anterior.
“As exportações de produtos relacionados com automóveis e bens de capital foram fracas”, observou o Centro em nota.
Já o consumo privado, que representa mais de metade do PIB total, cresceu 0,2%, enquanto o investimento empresarial diminuiu 0,7%.
Tendo como base o ritmo médio de crescimento de outubro e novembro, o Centro estima agora uma expansão anualizada de 3,1% para o quarto trimestre de 2023 em relação aos três meses anteriores.
O representa a soma total de todos os bens e serviços finais produzidos em uma determinada região, como uma cidade, estado ou país. É um indicador fundamental para avaliar a atividade econômica e o desempenho global de uma economia.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE