Japão marca 29º aniversário do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji
Nesta quarta-feira, 17 de janeiro, o Japão marca o 29º aniversário do Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, que devastou a cidade de Kobe, no oeste do Japão, e regiões vizinhas.
O desastre de 1995 deixou 6.434 pessoas mortas.
Em um parque, no distrito de Chuo, em Kobe, os moradores dispuseram lanternas em forma dos números “1.17” para representar a data do desastre, assim como a palavra em japonês “Tomoni”, que significa “juntos”.
A palavra foi escolhida para expressar solidariedade às pessoas afetadas pelo grande terremoto ocorrido na Península de Noto, na província de Ishikawa, no Dia de Ano-Novo.
Também reflete o desejo das pessoas de transmitir as experiências e as lições aprendidas às gerações mais jovens.
Um momento de silêncio foi dedicado às 5h46, hora exata em que ocorreu o Grande Terremoto de Hanshin-Awaji, e às 16h10, outro ato marcará a hora em que ocorreu o terremoto de Noto.
Mais de 300.000 pessoas foram abrigadas em escolas e outras instalações de emergência após o desastre de 1995.
O Gabinete do governo japonês diz que mais de 900 sobreviventes morreram posteriormente devido a ferimentos sofridos no terremoto, ou à deterioração da saúde causada pelo prolongado período de evacuação.
O número de possíveis mortes relacionadas a desastres no terremoto de Noto está aumentando. Controlar a saúde das pessoas afetadas e apoiá-las na reconstrução de suas vidas tornou-se um desafio.
FONTE: NHK PORTUGUÊS