Serviços de trem-bala são retomados quase por completo na quarta-feira
A Companhia Ferroviária do Leste do Japão (JR Leste) retomou os serviços de trem-bala Shinkansen em três linhas entre Tóquio e duas cidades na quarta-feira, com a exceção de dois trens matinais. As operações haviam sido suspensas devido a uma queda de energia.
Os serviços foram interrompidos desde terça-feira entre as estações de Tóquio e Sendai, na linha Tohoku, bem como entre as estações de Tóquio e Takasaki, nas linhas Hokuriku e Joetsu.
A JR Leste informou que a queda de energia ocorreu por volta das 10h da terça-feira. Segundo a companhia, trabalhadores encontraram um cabo suspenso pendurado em um ponto entre as estações de Ueno e Omiya.
Os trabalhadores também descobriram que o trem Kagayaki, da linha Hokuriku, que parou cerca de 1 quilômetro depois do local do fio caído, sofreu danos nos pantógrafos e em uma janela.
A companhia ferroviária afirmou que averiguações estão em andamento. Mas acredita que o trem Kagayaki tenha entrado em contato com o cabo suspenso, que estava caído por algum motivo.
A JR Leste afirma que 283 trens-bala marcados para o dia foram cancelados, afetando cerca de 120 mil pessoas.
A empresa disse que trabalhadores rebocaram o trem-bala, que ficou impossibilitado de funcionar sozinho, e consertaram o fio danificado. A informação é de que os trabalhos de reparo foram concluídos.
Dois trabalhadores ficaram feridos durante os reparos e foram levados a um hospital.
A empresa disse que investigará a causa do problema no cabo e dos ferimentos dos trabalhadores.
FONTE: NHK PORTUGUÊS