DestaquesGeral

Gestão de compras de medicamentos e desempenho da Secretaria Municipal de Suprimentos da gestão Daniel Alonso servem de modelo ao Ministério da Gestão e Inovação e Diretoria de Saúde do Exército

Município recebe visita técnica de militares da Diretoria da Saúde do Exército Brasileiro e de servidores federais da central de compras do MGI

O modelo de gestão de compras de medicamentos e de merenda escolar, adotados pela Prefeitura Municipal de Marília através da Secretaria Municipal de Suprimentos na administração do prefeito Daniel Alonso, que está em seu segundo mandato à frente do Poder Executivo mariliense, servirá de base para um amplo trabalho que será desenvolvido pelo Exército Brasileiro e pelo Governo Federal, através do Ministério da Gestão e Inovação Pública (MGI). Semana passada o prefeito Daniel e o chefe de gabinete Levi Gomes de Oliveira recepcionaram representantes da Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro (DSAU) e da central de compras do Ministério da Gestão.

“O 1º-sargento Rafael Jorge Santos e o subtenente Gilberto da Silveira Rocha Júnior, da Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro, e as servidoras federais Marfisa Castro e Irene Soares dos Santos, da central de compras do Ministério da Gestão e Inovação Pública, do Governo Federal, estiveram em nosso gabinete, onde conversamos muito sobre a busca pela eficiência na gestão municipal. Desde o primeiro ano de nosso mandato, em 2017, a busca pela eficiência consiste em meta constante. Tanto que, recentemente, a nossa administração obteve ótimos índices em avaliação do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo”, informou o prefeito Daniel.

Conforme explicou o chefe de gabinete Levi Gomes, o gerenciamento de aquisições e a forma transparente de proceder as compras públicas na gestão Daniel Alonso foram reconhecidas pela Divisão de Saúde do Exército Brasileiro – setor que é comandado pelo general-de-divisão e médico Marco Aurélio Nunes Pereira – e pelo Ministério da Gestão, que tem à frente a ministra, doutora em Economia e docente Esther Dweck. “A condução na compra pública em medicamentos, remédios e suprimentos em saúde, bem como a gestão na compra de merenda escolar gerou uma experiência altamente positiva, demonstrando inclusive que Marília é pioneiro nesta forma do trabalho público”. A comitiva do Exército Brasileiro e do Ministério da Gestão permaneceu por dois dias na cidade, e, além da audiência no gabinete do chefe do Poder Executivo, também percorreu setores municipais, como a sede da Secretaria Municipal de Suprimentos de Marília. “Aliada à qualidade do corpo técnico, atribuímos este êxito que inspirou tanto o Exército Brasilerio, quanto o Governo Federal, à autonomia técnica permitida pela forma de administrar do prefeito Daniel Alonso”, concluiu Levi.

Conhecida pela sigla DSAU, a Diretoria de Saúde do Exército Brasileiro tem como finalidade planejar, orientar, controlar, coordenar e realizar a avaliação, medição e auditoria das atividades relacionadas ao sistema de saúde do Exército Brasileiro, uma das três principais Forças Armadas do Brasil. Por sua vez, o Ministério da Gestão e Inovação, conhecido pela sigla MGI é o setor do Governo Federal brasileiro responsável pelas ações de reforma da máquina pública e pelo fomento à eficiência governamental. Recentemente o MGI ficou em evidência nacional por implantar o chamado ‘Enem dos Concursos Públicos’, unificando o processo seletivo e inovando a forma para a contratação de novos servidores públicos para diversos Ministérios e setores estatais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *