Santa Casa de Misericórdia de Marília cria Comitê de Contingenciamento de Dengue
A Santa Casa de Misericórdia de Marília criou o Comitê de Contingenciamento de Dengue por conta da epidemia que se evidencia em nosso município neste ano de 2024.
A medida da Direção do Hospital acontece após o fechamento de atendimentos do último mês de janeiro, que somou 201 casos de dengue somente no PS (Pronto-Saúde) da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
Informamos que medidas estão sendo tomadas para garantir um atendimento eficaz, bem como contribuir com o sistema público de saúde nas notificações de novos casos da doença, procedendo com os protocolos adequados referentes à dengue.
O Comitê de Contingenciamento de Dengue conta com lideranças de áreas estratégicas da Santa Casa de Misericórdia de Marília, que estão atentas aos movimentos existentes neste processo de enfrentamento, para, a partir de então, agirem da melhor forma e através deste colegiado tomar as decisões em sintonia com a Rede Pública de Saúde no combate à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue
A partir deste mês de fevereiro, reuniões periódicas estarão sendo realizadas pelo Comitê para alinhar ações em âmbito institucional.
Concomitantemente a isso, ações internas estão sendo intensificadas para evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, que se parece com um pernilongo comum, mas apresenta listras (rajado). A eliminação de quaisquer focos de água parada está sendo feita e orientações estão sendo passadas aos colaboradores para que façam o mesmo em suas residências.
Com mais esta iniciativa, a Santa Casa de Marília continua priorizando a sua missão de “prestar assistência às pessoas de forma a aliviar a dor e diminuir o sofrimento, com dedicação e solidariedade, valorizando a vida”.