Japão estuda usar passaportes de vacinação para acesso a lojas e obtenção de descontos
O governo do Japão estuda o uso do chamado passaporte de vacinação nas atividades comerciais, segundo a Kyodo News. A apresentação do documento dará aos clientes acesso à loja e a produtos e serviços definidos pelo operador do negócio.
A proposta deverá ser apresentada em reunião do governo e um painel de especialistas na quinta-feira (9), com a recomendação de que o documento permita a obtenção de descontos e serviços extras pelos clientes, segundo a Kyodo News.
Partes envolvidas no projeto dizem que o uso desse passaporte será amplamente aceito no país. O governo planeja digitalizar o documento até o final do ano para expandir seu uso no mercado doméstico.
O plano do governo, no entanto, alerta contra a ocorrência de discriminação com quem não mostrar o passaporte de vacina, bem como ao exigir que as pessoas sejam vacinadas para poderem entrar em algum estabelecimento ou mesmo para conseguir um emprego.
O governo colocou em seu plano também a proibição de empresas cobrarem “preços exorbitantes” daqueles que não mostrarem o passaporte de vacinação.
Hoje o documento serve apenas para quem for realizar viagens internacionais, mesmo assim não são todos os países que aceitam o passaporte de vacinação do Japão.
O passaporte de vacinação é um registro oficial emitido gratuitamente pelos municípios, comprovando que a pessoa foi totalmente inoculada contra a Covid-19, contendo nome, número do passaporte e datas de vacinação.
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE