Ações da Nikkei chegam a exceder os preços de 1989, época da bolha econômica
Pouco depois das 9h de quinta-feira (22) na Bolsa de Valores de Tóquio, a Nikkei Stock Average excedeu brevemente seu preço de fechamento histórico pela primeira vez em cerca de 34 anos e dois meses.
O preço mais elevado anteriormente foi de 38.915,87 ienes em 29 de dezembro de 1989, no período da bolha econômica, mas subiu brevemente para 38.924,88 ienes logo após as 10h15.
O anúncio dos resultados financeiros pela empresa americana global de semicondutores Nvidia às 6h, horário do Japão, superou em muito as expectativas do mercado. Ela anunciou que registrou um lucro líquido de 12,285 bilhões de dólares no quarto trimestre. Isso significa um aumento de quase 8 vezes (769%) em relação ao mesmo período do ano anterior.
Foi um fator para impulsionar a Nikkei Stock Average, que estava estagnada antes de atingir seu máximo histórico.
A tendência ascendente da Nikkei Stock Average também é conhecida como “mercado de IA/semicondutores”, que é apoiada pelo aumento nos preços de ações em grande escala relacionadas a semicondutores, que deverão ser usados em IA e outras aplicações.
No mercado dos EUA, as ordens de compra de ações relacionadas com semicondutores estão fazendo subir o preço global do mercado, e essa onda também se espalha no Japão.
A Nikkei Stock Average atingiu o seu nível mais elevado no final de dezembro de 1989, mas depois os preços das ações caíram devido ao rompimento da bolha econômica e também à crise financeira.
Em março de 2009, depois da falência do Lehman Brothers (no Japão é chamada de Lehman Shock), as ações chegaram ao seu preço mais baixo pós-bolha de 7.054,98 ienes, mas agora mais do que quintuplicou.
FONTE: PORTAL MIE