Presidente e vice da Toyota Industries anunciam renúncia
A Toyota Industries anunciou que presidente e vice da empresa deixarão seus cargos. A movimentação ocorre após irregularidades terem sido encontradas em dados de teste de segurança da fabricante.
Na quinta-feira (29), a empresa disse que o presidente Toyoda Tetsuro deixará o cargo e se tornará consultor sênior. O vice-presidente Onishi Akira também renunciará e se tornará diretor sem direito de representação.
Toyoda será substituído pelo alto executivo da Toyota Motor, Terashi Shigeki, que já atuou como vice-presidente executivo da montadora.
O Ministério dos Transportes emitiu uma ordem de correção para a Toyota Industries em 22 de fevereiro, exigindo reformas drásticas.
A exigência ocorre após um escândalo de falsificação de dados envolvendo motores para empilhadeiras, máquinas de construção e veículos. A Toyota Industries é a maior fabricante de empilhadeiras do Japão.
A empresa afirma que as demissões não significam que Toyoda e Onishi estejam assumindo a responsabilidade pelo escândalo, nem que estejam sendo punidos. Diz que lidar com o problema exige um novo gerenciamento.
A Toyota Industries afirma que o rearranjo será oficializado em uma reunião de acionistas marcada para junho.
FONTE: NHK PORTUGUÊS