CÂMARA DÁ POSSE À COMISSÃO DE REGISTROS HISTÓRICOS
Tomou posse, nesta sexta-feira (1º), a Comissão de Registros Históricos da Câmara de Marília. A composição será a mesma de 2023, com o vereador Elio Ajeka na presidência.
A cerimônia aconteceu na Biblioteca da Câmara e contou com a presença dos vereadores, Rogerinho e Vânia Ramos.
A Comissão, que completou 40 anos em dezembro de 2023, possui mais de 600 registros de depoimentos dos pioneiros da cidade.
A Comissão foi instituída por ato do ex-presidente da Câmara de Marília, o então vereador Aldo Pedro Conelian, no dia 09 de dezembro de 1983. Naquela data a comissão era composta pelo historiador Paulo Correia de Lara, o vereador Armando Rainéri, Nelson Fernandez, Edreno Cavalari, Roberto Cimino, o jornalista Anselmo Escarano, Toshitomo Egashira e o fotógrafo Sebastião Leme.
Um dos eventos oficiais mais aguardados do ano é a tradicional “Noite dos Pioneiros”, com apresentação de vários talentos de Marília que levam ao palco do Teatro Municipal grandes espetáculos, sempre trazendo à tona a memória da nossa cidade.
Também organizada pela Comissão de Registros da Câmara, a exposição anual “Marília através de seus artistas e Marília através de seus fotógrafos”, já revelou grandes nomes das artes plásticas e da fotografia.
A diretora geral da Câmara, Carla Fernanda Vasques Farinazzi, destacou que a permanência de Elio Ajeka na presidência, foi um pedido dos membros da Comissão.
“Quero lembrar que esta é a primeira vez que um vereador permanece por dois mandatos consecutivos, na presidência da Comissão. E ressaltar também, que nós atendemos ao pedido dos membros da própria Comissão, para indicar sua permanência. Estamos animados com a Comissão, especialmente, este ano, porque temos este espaço novo, na Biblioteca da Câmara, que só vem valorizar, ainda mais, o trabalho de todos. Este ano, também, já estamos firmando uma parceria com a Secretaria de Cultura, para lançarmos um livro e realizarmos vários outros projetos. A expectativa é grande”, disse a diretora.
O presidente da Comissão, o vereador Elio Ajeka, ressaltou a importância da continuidade do trabalho.
“Estar à frente da Comissão de Registros Históricos é uma honra e um desafio. É gratificante, pois eu posso ajudar a continuar o trabalho daqueles que tanto fizeram por Marília e requer toda a nossa atenção, já que continuar contando a história da nossa cidade é um trabalho árduo e minucioso. Para a minha alegria, conto com uma equipe incrível, que tem um grande conhecimento e que diariamente contribui para esta Comissão. Estou como Presidente pelo segundo ano, mas eu aprendo demais com este grupo! Por isso, eu os honro também”, disse.