Governo japonês vai encerrar todas as medidas de apoio ao tratamento da Covid-19
O Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar Social do Japão afirmou ter decidido encerrar oficialmente todas as medidas de apoio restantes especialmente destinadas ao tratamento da Covid-19 no final de março.
A pasta vem eliminando gradualmente as medidas de apoio desde que o governo rebaixou o status legal da doença para o mesmo nível da gripe sazonal em maio do ano passado.
O Ministério da Saúde havia planejado reduzir as medidas de apoio para o mesmo nível da gripe sazonal a partir de abril deste ano. Segundo a pasta, os municípios serão notificados sobre a decisão na terça-feira.
Atualmente, o pagamento máximo por medicamentos contra o coronavírus é limitado a 9.000 ienes, ou cerca de 60 dólares, para cada paciente. A partir de abril, porém, pacientes da doença terão que desembolsar mais.
Por exemplo: o preço listado de uma receita de cinco dias de Xocova é de 52.000 ienes, ou cerca de 346 dólares. Pessoas que possuem um plano de seguro de saúde do governo para arcar com 30% da despesa devem pagar 15.500 ienes, ou mais de 100 dólares.
FONTE: NHK PORTUGUÊS