“Marília é uma cidade educadora e a nossa rede municipal sabe fazer uma educação de qualidade”, garante Daniel Alonso no lançamento do programa Mente Inovadora
Inédito, projeto inovador visa impulsionar os índices educacionais dos alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental
Após ser considerada um exemplo para todo o Estado de São Paulo na alfabetização de crianças, Marília inova ainda mais ao lançar nesta quarta-feira, dia 6 de março de 2024, o programa MenteInovadora. Voltada às escolas de tempo integral da rede municipal de ensino, a iniciativa otimiza o uso de jogos e abordagens lúdicas de ensino, auxiliando a transformar as unidades escolares em centros eficazes para o desenvolvimento educacional, cognitivo e socioemocional. “Marília é uma cidade educadora e a nossa rede municipal de ensino sabe fazer uma educação de qualidade. Recentemente recebemos das mãos do governador Tarcísio de Freitas o prêmio pelo elevado desempenho na alfabetização das nossas crianças e agora lançamos este inovador programa”, destacou o prefeito de Marília, Daniel Alonso, ao discursar na manhã desta quarta-feira, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Professor Nelson Gabaldi, localizada na zona Oeste.
A solenidade reuniu educadores, como a diretora da unidade, professora Vanessa Cristina Passarelli Barbacovi, e gestoras das outras oito escolas que vão integrar o MenteInovadora: Emef Professor Amaury Pacheco, Professor Antônio Moral, Professora Cecília Alves Guelpa, Professor Célio Corradi, Professora Nicácia Garcia Gil, Nivando Mariano dos Santos, Paulo Freire e Emefei Antônio Garcia Egéa. Presente também ao lançamento, o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, que enaltece os aspectos construtivos do MenteInovadora. “É pelo exemplo que a gente educa e fico feliz nesta oportunidade, justamente porque a proposta de uma escola integral é despertar nos estudantes as habilidades para a vida”, garantiu. Além do prefeito Daniel Alonso e secretário Helter Bochi, fizeram o uso da palavra a diretora da escola, professora Vanessa Barbacovi, a gestora de relacionamento da Mind Lab, Renata Batista Minéo, e Kleber Novaes de Lima, pai do estudante Lukas Pessini Novaes de Lima, aluno do 4º ano B da Emef Nelson Gabaldi. “Estou muito feliz de participar deste momento, sou pai de aluno e participo da associação de pais da escola, e ficamos admirados com o nível das atividades e materiais pedagógicos do MenteInovadora”, disse.
Ao todo, 2.352 estudantes da rede municipal de Marília já estão sendo beneficiados pela metodologia de ensino. MenteInovadora concentrou, previamente, toda uma preparação dos educadores e diretores das unidades de tempo integral. “Vamos impulsionar ainda mais os nossos índices altíssimos em alfabetização e educação. Marília desenvolve um trabalho sério e vem colhendo os frutos. Ser prefeito é um desafio, nenhuma cidade está completamente pronta e todo dia temos novos enfrentamentos. Quero parabenizar todos os professores, todas as diretoras e toda a nossa rede municipal de ensino pelos esforços contínuos. Vamos em frente, vamos continuar cuidando das nossas crianças”, concluiu o prefeito de Marília, Daniel Alonso.