“Condução distraída” por uso de smartphones leva a recorde de acidentes fatais e graves no Japão
A Agência Nacional de Polícia do Japão afirma que o número de acidentes por “condução distraída” que resultaram em ferimentos fatais ou graves atingiu um recorde no ano passado.
A agência de polícia afirma que 887 acidentes em 2023 foram causados por motoristas distraídos por uso de telefone celular ou outro dispositivo eletrônico.
Segundo as informações, 25 acidentes foram fatais e 97 resultaram em ferimentos graves. O número combinado, 122, é o mais alto desde o início dos registros, em 2007.
A proporção de acidentes fatais causados por distração ao dirigir foi 3,8 vezes maior que a registrada por outros motivos.
Há cinco anos, o Japão alterou uma lei para impor penalidades mais pesadas pelo uso de smartphones e outros dispositivos móveis na condução de veículos. O número de acidentes fatais diminuiu temporariamente, mas voltou a aumentar.
Na quinta-feira (7), o comissário-geral da Agência Nacional de Polícia, Tsuyuki Yasuhiro, disse que dirigir usando um telefone celular é extremamente perigoso e que a possibilidade de um acidente fatal é quase quatro vezes maior. Insistiu em conscientizar as pessoas para que não falem ao telefone nem olhem para telas de seus smartphones enquanto dirigem.
FONTE: NHK PORTUGUÊS