Startup Day em Pompeia fomenta o empreendedorismo de startups na região
Evento realizado simultaneamente em todo o estado de São Paulo atraiu empreendedores da região para aprendizagem e networking
A Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (FSNT) recebeu na manhã do último sábado (16) a 10ª edição do Startup Day, evento nacional promovido pelo Sebrae e que ocorreu simultaneamente em 178 cidades do estado de São Paulo.
Em Pompeia, o Startup Day atraiu empreendedores, representantes do setor público, da sociedade civil organizada e do setor privado de Pompeia e região, alunos e docentes da Fatec Pompeia para uma manhã de aprendizagem e networking.
O evento contou com palestras e apresentações que ocorreram no anfiteatro da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, instituição de ensino superior de tecnologia com forte atuação no desenvolvimento de startups no ecossistema da FSNT.
“Além do desenvolvimento profissional dos alunos para o mercado de trabalho, a Fatec Shunji Nishimura dispõe de uma série de vantagens competitivas para o desenvolvimento de startups na região”, destacou o superintendente executivo da FSNT, o professor doutor Elvis Fusco.
PROPÓSITO E PROJETO
Em sua palavra de boas-vindas, Fusco convidou os presentes à reflexão sobre o papel de cada um no ecossistema disponível na FSNT, que estimula o surgimento de novas startups pela sinergia entre organizações públicas e privadas.
“É neste ambiente de contribuição mútua que surgem as oportunidades de negócio, de emprego, de networking e de amizade”, disse. “Empreender é comprometer-se com o seu propósito”, destacou.
Fusco orientou aos empreendedores que desenvolvam novos negócios pela criação de soluções aos problemas que já existem na sociedade. “Nem todo problema requer ser resolvido. E não basta somente ter uma ideia, a diferença está na execução dessa ideia”.
FOMENTO
Aluno do terceiro termo do curso de Tecnologia em Mecanização em Agricultura de Precisão, da Fatec Pompeia “Shunji Nishimura”, André Barboza já criou sua startup, cujo projeto foi o primeiro da região e do Centro Paula Souza aprovado na Chamada PIPE Start FAPESP Sebrae, em 2023.
Palestrante no Startup Day, o discente explicou os caminhos por ele trilhados para a conquista do fomento à sua proposta de desenvolvimento de um kit de automação de microscópio ótico para aceleração da coleta de imagens e contagem de nematoides.
“É preciso desenvolver as competências necessárias e formar recursos humanos, além da utilização de ferramentas de fomento que o governo oferece. Isso diminui os riscos da atividade e agrega valor ao empreendedor”, afirmou Barboza.
CENÁRIOS
A consultora de inovação do Sebrae São Paulo, Letícia Jorge, apresentou os cenários e oportunidades das startups no Brasil. Atualmente, há 13 mil startups no país divididas nas categorias Fintechs (29%), E-commerce (14%), SaaS (12%), Healthtechs (9%) e Agtechs (7%).
“Fiquei impressionada com a riqueza de oportunidades ofertadas no ecossistema da Fundação Nishimura. Há uma cultura empreendedora muito forte aqui”, elogiou a especialista em inovação. “A proposta do Sebrae é ajudar os estudantes e suas startups emergentes a crescerem, lucrarem e movimentarem a economia”.
Letícia apresentou o Sebrae for Startups, uma iniciativa do Sebrae-SP dedicada ao apoio às startups no estado e que, desde 2023, conta com um posto de atendimento na FSNT, especializado em inovação e empreendedorismo.