Especialista comenta terremoto de magnitude 5,3 ocorrido perto de Tóquio
Um terremoto de magnitude 5,3 ocorreu perto de Tóquio na manhã desta quinta-feira. Não houve risco de tsunami.
O terremoto ocorreu por volta das 9h08. Nas províncias de Tochigi e Saitama, teve intensidade de 5 fraco na escala sísmica japonesa, que vai de 0 a 7. Intensidades de 1 a 4 foram registradas em uma ampla área, do nordeste à região central do Japão.
A Agência de Meteorologia informa que o foco do terremoto foi no sul da província de Ibaraki, à profundidade de 46 quilômetros. Funcionários do órgão explicam que o terremoto do tipo falha inversa aconteceu onde a placa do Mar das Filipinas desliza sob a placa superior.
Na província de Tochigi, o tremor anterior com intensidade 5 fraco havia ocorrido em 16 de março de 2022; na província de Saitama, em 7 de outubro de 2021.
A agência recomenda cautela diante da possibilidade de haver novos tremores de até nível 5 fraco por cerca de sete dias, com risco de queda de rochas e deslizamentos de terra em áreas fortemente abaladas.
Hirata Naoshi, professor emérito da Universidade de Tóquio e presidente de uma comissão de especialistas que assessora o governo, ressalta que a área sul da Região de Kanto já havia tido algumas vezes tremores com intensidade 5 fraco. Ele alerta para o risco de que a região seja sacudida nos próximos dias por novos terremotos com intensidade semelhante.
FONTE: NHK PORTUGUÊS