Ex-secretário-geral do PLD não concorrerá às próximas eleições para a Câmara Baixa do Parlamento japonês
Nikai Toshihiro, ex-secretário-geral do Partido Liberal Democrático (PLD), a principal legenda da coalizão governista do Japão, decidiu não concorrer às próximas eleições para a Câmara Baixa do Parlamento.
Na segunda-feira, Nikai, de 85 anos, declarou a repórteres ter tomado a decisão de esclarecer a sua responsabilidade política a respeito de um escândalo de arrecadação de fundos envolvendo alas do PLD. O político veterano afirmou que transmitiu a decisão ao primeiro-ministro Kishida Fumio por telefone na manhã do mesmo dia.
Nikai Toshihiro disse: “Eu gostaria de apresentar as minhas mais profundas desculpas ao público e aos meus apoiadores no distrito eleitoral por ter causado desconfiança política”. Ele prosseguiu: “O tesoureiro da minha ala e o meu secretário foram punidos criminalmente, mas toda a responsabilidade política recai sobre mim como superior deles.”
Desde 1983, Nikai Toshihiro foi eleito 13 vezes para a Câmara Baixa. Ele ocupou cargos como ministro da Economia e presidente do Conselho-Geral da sigla. Tornou-se secretário-geral do Partido Liberal Democrático com mais tempo no cargo, ocupando-o por mais de cinco anos a partir de 2016.
Em conexão com um escândalo de arrecadação de fundos envolvendo alas do PLD, o secretário de Nikai foi indiciado por violação da lei de controle de fundos políticos, tendo sido condenado em fevereiro.
A ala Nikai decidiu pela própria dissolução em janeiro.
FONTE: NHK PORTUGUÊS