GeralMarília

Marília celebra 15 anos da descoberta dos fósseis do Dino Titã, que virou novela

O achado, noticiado na época pelo jornal Folha de S. Paulo, atraiu a atenção da TV Globo, e em 2011 surge então ‘Morde & Assopra’

Em 1º de abril de 2024 completou 15 anos da descoberta dos fósseis do que viria a ser depois conhecido como o ‘Dino Titã de Marília’. O achado, inclusive, acabou virando tema de uma telenovela da TV Globo, a ‘Morde & Assopra’ (2011). Os primeiros fósseis, encontrados pelo paleontólogo William Nava, do Museu de Paleontologia de Marília, estavam incrustados em rochas de arenito às margens da rodovia SP 333, na região norte de Marília, já expostos há algum tempo pelo intemperismo.

Nava identificou naquele 1º de abril de 2009 vários fósseis, como costela, vértebras, ossos longos e outros, e procedeu a escavações nos dias posteriores, revelando outros materiais fossilizados. A descoberta, noticiada na época pelo jornal Folha de S. Paulo, atraiu a atenção da TV Globo, e em 2011 surge então a novela ‘Morde & Assopra’, que foi ao ar para todo o Brasil.

As escavações foram reiniciadas em 2011 e finalizadas em 2012, resultando na coleta de aproximadamente 70% do esqueleto de um dinossauro herbívoro, (um titanossauro) em parceria com a UnB (Universidade de Brasília) e UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), através dos paleontólogos Rodrigo Santucci e Marco Brandalise de Andrade respectivamente, e equipe que os acompanhavam.

O Dino Titã de Marília é considerado um dos mais completos titanossauros já encontrados em todo o Brasil, e o estudo dos fósseis trará novas e importantes informações sobre o ambiente da região há 70 milhões de anos, bem como novas interpretações anatômicas sobre a biologia desses grandes animais herbívoros, que se extinguiram no final do Período Cretáceo.

“Essa descoberta foi muito importante para a consolidação da nova identidade turística conquistada pelo Município, de ser mais um sítio paleontológico, para descoberta e estudo de fósseis de dinossauros”, declarou o secretário municipal de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Nelson Mora.

Para o prefeito Daniel Alonso, os 15 anos de descoberta do Dino Titã é mais um marco histórico dos 35 anos de descobertas paleontológicas no município. “Avançamos muito na promoção turística na minha gestão, que já no primeiro mandato conseguimos o título de Município de Interesse Turístico (MIT) e ainda reinauguramos o Museu de Paleontologia de Marília, que hoje recebe 3 mil pessoas por mês para conhecer o local”, garantiu.

Com entrada franca, o Museu de Paleontologia funciona das 9h às 17h de terça a sexta e das 13h às 17h de sábado, na avenida Sampaio Vidal, centro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *