EntretenimentoVariedades

Cinegoria e Clube de Cinema realizam “esquenta” para o Laboratório de desenvolvimento de roteiros

Neste ano o 2º Ciclo de Formação de Cinema do Interior começa com um laboratório de desenvolvimento de roteiros, o CristaLab. Nos dias 16 e 18 de abril será realizado o evento preparatório que integra o calendário do Festival de Cinema de Marília 2024.

Promovido pelo Clube de Cinema de Marília e pela produtora Cinegoria, o “esquenta” irá oferecer aos participantes informações relevantes sobre a comercialização de projetos audiovisuais e a escrita de roteiros para longas-metragens.

Gratuita, a ação contará com a orientação de consultores de renome na indústria cinematográfica, proporcionando uma oportunidade valiosa para todos os interessados em participar desse ciclo de formação. Confira quem são os consultores:

Ale Paes Leme se destaca na criação audiovisual, tendo sua websérie “Fake Live” alcançado mais de 7 milhões de visualizações e conquistado 14 prêmios em festivais.

A roteirista Thays Berbe é conhecida por seu trabalho em séries de renome como “Todxs” para HBO, “Sintonia” da Netflix, na segunda temporada da Série “As Five” para a Globoplay, entre outros trabalhos.

O produtor audiovisual Guilherme César, dirigiu documentários e foi roteirista de séries impactantes, como “PCC: O Poder Secreto” para HBOMax e a minissérie documental inédita “Maníaco do Parque: a história não contada” para a Prime Vídeo, demonstrando sua habilidade em narrativa documental e ficcional.

Cláudia Seneme do Canto une cinema e educação, atuando na fronteira entre esses campos, trazendo uma abordagem inovadora ao processo criativo além de desempenhar um papel ativo no Grupo de Pesquisa no Laboratório de Imagem Experiência e Criação da Unesp de Rio Claro e no coletivo Kino Olho de Rio Claro.

Completando o time, o cineasta Cristiano Anechini, presidente do Clube de Cinema de Marília e fundador da produtora Cinegoria, tem em seu currículo a série de ficção “Segredos Tropicais”, o longa-metragem documental “Preta Revolucionária” (em produção) e premiados curtas de ficção.

Juntos, os consultores irão proporcionar aos participantes insights valiosos e orientações fundamentais para o desenvolvimento de suas habilidades de roteiristas ajudando-os na tarefa de escrever e promover seus longas-metragens.

“Esta ação representa um passo importante para a formação de novos talentos e o fortalecimento da indústria cinematográfica em nossa região. Estamos comprometidos em proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para todos os interessados em participar do ciclo de formação”, destaca Anechini.

Serviço

Esquenta CristaLab

=> 16/04 – Comercialização de Projetos Audiovisuais com Ale Paes Leme

=> 18/04 – Escrita de roteiro do Primeiro Longa-Metragem com consultores do CristaLab

Horário: 20h

Participação: Gratuita (Para participar dos encontros ao vivo acesse o link https://www.youtube.com/@festivalcinemamarilia)

Mais informações: https://www.instagram.com/festivalcinemamarilia/

CristaLab – Laboratório de desenvolvimento de roteiros

O CristaLab é uma ação do 2º Ciclo de Formação de Cinema do Interior, parte do Festival de Cinema de Marília 2024. Os selecionados para o CristaLab na categoria roteiro para longa de ficção e roteiro para longa documentário irão receber bolsas para se dedicarem aos seus projetos que totalizam R$ 10 mil. Assistentes de roteiro irão receber acesso gratuito ao curso online introdutório.

As inscrições para o 2º Ciclo de Formação em Cinema do Interior estão abertas até o dia 24 de abril. Os interessados em concorrer para as bolsas de roteiristas devem submeter suas ideias escritas em texto corrido ou argumentos para projetos de doc e ficção, respectivamente. Já os candidatos a assistentes de roteiro devem fornecer uma breve biografia e uma carta de motivação. Para mais informações e inscrições acesse: www.festivalcinemamarilia.com.br

O 2º Ciclo de Formação de Cinema do Interior, aprovado pela Lei Paulo Gustavo, conta com o apoio do Governo Federal; Ministério da Cultura; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e da Prefeitura de Marília por meio da Secretaria da Cultura.

A iniciativa reflete o compromisso das instituições em impulsionar o desenvolvimento cultural e profissional no interior de São Paulo, contribuindo para a diversificação e descentralização da produção cinematográfica brasileira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *