Japão: homem encontra ¥170 mil no chão e é preso por ter embolsado o dinheiro
Um homem de 73 anos foi preso na quinta-feira (25) sob acusação de ter furtado 170 mil ienes de um idoso de 90 anos, que havia deixado o dinheiro cair no chão de um shopping center em Kushiro (Hokkaido), informou a emissora local HBC.
O incidente ocorreu na manhã de 15 de abril. Segundo a polícia, o idoso havia sacado o dinheiro de um caixa eletrônico (ATM) e não percebeu quando as notas caíram no chão enquanto descansava em uma cadeira do shopping.
O acusado, um desempregado residente de Kushiro, apanhou o dinheiro e fugiu, escondendo-o no bolso de seu casaco.
A vítima, ao notar a falta do dinheiro, procurou ajuda em uma delegacia próxima. A polícia, após revisar as imagens de câmeras de segurança, conseguiu identificar e prender o suspeito dez dias após o crime, na quinta-feira.
Durante o interrogatório, o homem admitiu ter embolsado o dinheiro, alegando necessidade financeira. A investigação ainda está em andamento para esclarecer todos os detalhes do caso.
No Japão, esse tipo de crime é chamado de “senyuu ridatsubutsu ouryou-zai” (占有離脱物横領罪), algo como “roubo de patrimônio perdido ou extraviado”, que é mais aplicado quando alguém se apropria de dinheiro ou objeto achado na rua, por exemplo. A pena é de até um ano de prisão ou multa de até ¥100 mil.
O correto seria entregar qualquer objeto achado a um posto policial mais próximo. No caso de dinheiro, o valor total passa a pertencer à pessoa que encontrou se o dono não aparecer em um prazo de três meses.
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE