Festas que promovem frutas em SP atraem público próximo a 1 milhão
Cidades que formam o Circuito das Frutas, no interior de São Paulo, estão realizando as tradicionais festas que promovem a fruticultura e estimulam a economia local. Neste final de semana, Louveira encerra a 54ª Festa da Uva e a 10ª Expo Caqui. De acordo com os organizadores, até o momento as cinco celebrações já atraíram público superior a 900 mil visitantes.
Desde o início do ano ocorreram festas em Jundiaí (uva e vinhos), Valinhos (figo e goiaba), Vinhedo (uva e vinho), Itatiba (caqui) e Louveira (uva e caqui). De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), o Estado de São Paulo é o maior produtor de frutas do país, concentrando 34% da produção nacional.
“Essas festas acabam premiando os melhores produtores e estimulando o consumo”, disse o superintendente do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) no Estado, Guilherme Campos. Ele tem acompanhado todos os eventos como forma de incentivar a produção.
De acordo com a Pesquisa de Orçamentos Familiares do IBGE de 2018 (últimos dados disponíveis), São Paulo é também o maior mercado consumidor de frutas, representando 27% do consumo nacional, o que equivale a 1,5 milhão de toneladas.
O Mapa trabalha para proteger a produção dessas frutas ao menos em três frentes: impedindo a entrada de pragas e doenças nas áreas de fronteira (incluindo portos e aeroportos); dificultando a disseminação da mosca-da-carambola, que já está presente no norte do Brasil, e que, apesar do nome, também ataca outras frutas; fiscalizando a produção de sementes e mudas para garantir a qualidade, a identidade e a sanidade das plantas.
O Circuito das Frutas é formado pelos municípios de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. A 40ª Festa do Morango de Atibaia e Jarinu será aberta dia 29 de junho.
FONTE: MAPA