Faltam menos de 2 meses para Japão começar a emitir novas cédulas de dinheiro
Faltam menos de dois meses para o Japão iniciar a emissão de novas cédulas de dinheiro pela primeira vez em 20 anos, com previsão para começar em 3 de julho deste ano, informou a emissora NHK.
As novas cédulas terão imagens de Shibusawa Eiichi na nota de dez mil ienes, reconhecido como o “pai da economia moderna do Japão”, Tsuda Umeko na nota de cinco mil ienes, a primeira estudante japonesa a estudar nos Estados Unidos, e Kitasato Shibasaburo na nota de mil ienes, um bacteriologista que desenvolveu tratamentos para o tétano.
A mudança, que é a primeira em 20 anos desde 2004, visa principalmente o reforço contra falsificações e a implementação de um design universal para facilitar o uso por todos.
Empresas estão atualizando sistemas de pagamento e máquinas de venda para se adaptar às novas cédulas. A previsão é de que a maioria dos caixas eletrônicos de instituições financeiras e máquinas de venda em estações de trem, grandes lojas de conveniência e supermercados estejam adaptadas antes da emissão.
Além disso, com o lançamento das novas notas, estima-se que o impacto econômico dos investimentos necessários para a atualização das máquinas seja de cerca de 500 bilhões de ienes.
Por exemplo, uma empresa que opera cerca de 70 estacionamentos pagos em Tóquio está progredindo na atualização de suas máquinas automáticas de pagamento para aceitar as novas notas, com um custo total estimado de cerca de 2 milhões de ienes.
Foto: Reprodução/JNN
Novas notas que serão lançadas em 3 de julho
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE