Veja o ranking das operadoras de telefonia móvel mais populares no Japão
Os celulares se tornaram praticamente onipresentes na vida de muitas pessoas, servindo não apenas para ligações, mas para envio de mensagens nas redes sociais, tiras fotos, fazer vídeos e efetuar pagamentos. E nesse mercado surgiram várias empresas oferecendo cada uma os melhores serviços. Mas em meio a tantas ofertas, qual é a operadora preferida das pessoas que possuem um celular?
No final de 2023, havia 218 milhões de contratos de telefonia móvel no Japão. E uma pesquisa recente da ICT Research & Consulting descobriu que a esmagadora maioria das pessoas no Japão, ou 84,7%, possui apenas um smartphone, enquanto 10,4% possuem dois telefones nesses contratos, publicou a Jiji Press.
Entre as pessoas que possuem dois telefones, a maioria tem o segundo emprestado pelo empregador para uso relacionado ao trabalho.
O levantamento foi feito com pessoas com 20 anos ou mais via online online em abril passado, recebendo 4.564 respostas válidas.
Seja para usuários com um ou dois aparelhos, a NTT Docomo é a operadora mais popular, com 47,2% das preferências. Em segundo lugar vem a SoftBank com 20,2%, e na terceira posição está a Au, com 15,8%.
Outras operadoras foram citadas também, como a Mobile Virtual Network Operator (MVNO) e a Rakuten Mobile, que alugam linhas de comunicação das principais operadoras, representando 9,4% e 7,4%, respectivamente, dos celulares.
Entre os que carregam também o celular da empresa consigo, a posição das operadoras no ranking é quase a mesma: em primeiro a NTT Docomo (40,7%), seguida pela Au (16,8%). Em terceiro vem a MVNO (14,6%), em quarto a Rakuten Mobile (14,1%), e em quinto lugar a SoftBank (13,8%).
Embora MVNO e a Rakuten Mobile sejam menos populares para uso como telefone principal, alguns usuários encontram um custo-benefício melhor ao usá-los como um segundo telefone.
Na pesquisa da ICT Research & Consulting foi revelado que cerca de metade dos entrevistados usa a mesma operadora para o primeiro e o segundo smartphone.
Os benefícios financeiros da utilização da mesma operadora, como descontos para familiares e fixos, sem falar na comodidade da consolidação do faturamento e na utilização mais eficaz dos pontos, parecem ser os responsáveis pela prevalência de usuários de uma operadora única.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE