OURINHOS:Prefeitura implanta Restaurante Popular Itinerante e ampliará oferta de refeições para famílias em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Ourinhos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, lançou o projeto do Restaurante Popular Itinerante para ampliar o acesso a refeições a um custo de R$ 2,00 para famílias em situação de vulnerabilidade social que enfrentam dificuldades para frequentar o estabelecimento central da cidade com regularidade.
O Restaurante Popular Itinerante começou a operar na segunda-feira, dia 20, e funcionará da seguinte forma: as refeições são preparadas no Restaurante Popular, na Rua São Paulo, no centro da cidade, e distribuídas em embalagens individuais para serem transportadas de maneira adequada, higiênica e segura até os bairros beneficiados pelo projeto.
Os bairros que serão atendidos estão sendo selecionados com base nos indicadores do Cadastro Único, que avalia a vulnerabilidade da cidade e orienta o desenvolvimento de políticas públicas adaptadas às necessidades de cada região.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, e o primeiro bairro a receber o Restaurante Popular Itinerante foi o Recanto dos Pássaros. Durante 15 dias, as refeições estão sendo servidas no Centro de Educação Unificada (CEU), que conta com uma cozinha comunitária de apoio.
A secretária de Assistência Social, Viviane Barros, destacou que o projeto está sendo implantado para que um número de maior de pessoas consigam ter acesso as refeições ofertadas pelo Restaurante Popular.
“Observou que os idosos têm mais facilidade em frequentar o Restaurante Popular, pois não têm tantos compromissos nos bairros, além de contarem com o transporte gratuito da circular, o que facilita o acesso e deslocamento para almoçar no estabelecimento. Por outro lado, as mulheres com filhos pequenos, por exemplo, enfrentam dificuldades para se deslocar até o restaurante devido aos compromissos familiares. Essa questão foi identificada tanto no restaurante quanto nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) durante nossas avaliações”, disse a secretária.