Mais pessoas dependem de refeições gratuitas em Tóquio
Mais pessoas em Tóquio, incluindo muitos trabalhadores não-regulares, dependem de refeições gratuitas distribuídas por grupos de ajuda privados mesmo depois de o estado de emergência para a pandemia do coronavírus ter sido revogado.
A NHK perguntou a grupos de ajuda sobre os beneficiados de comida em Tóquio e recebeu resposta de 17 dos grupos.
Conforme as respostas, oito grupos disseram que o número de pessoas recebendo refeições gratuitas tem crescido desde o final de setembro, quando o estado de emergência terminou. Somente um grupo disse que o número diminuiu.
Três dos grupos respondentes forneceram números específicos. O número total de pessoas que tem recebido alimentos em novembro desses grupos foi de 2.457, o maior número desde abril de 2020, quando Tóquio declarou o estado de emergência pela primeira vez. O número foi três vezes maior do que em abril do ano passado.
Um grupo relatou que o maior número de beneficiados foi em novembro, ultrapassando o recorde mensal desde 2009, depois da crise financeira global.
O professor Sakai Tadashi, da Universidade Hosei, que é especialista em assuntos trabalhistas, disse que o aumento do número de recebedores de comida mostra que muitos trabalhadores ainda estão sofrendo os efeitos de rendimentos mais baixos. Sakai disse que isso continua a ocorrer apesar dos subsídios do governo que estatisticamente ajudaram a conter a taxa de desemprego.
O pesquisador salientou a necessidade de dar suporte urgente para esses trabalhadores.
FONTE: NHK PORTUGUÊS