Janela Para o JapãoNotícias

Estação chuvosa inicia na segunda quinzena de junho no centro do Japão

A estação chuvosa (梅雨tsuyu) deverá iniciar na região de Kanto Koshin-etsu na segunda quinzena deste mês, com o aumento do número de dias quentes e úmidos, segundo a Agência Meteorológica do Japão, publicou o Yomiuri.g

A região de Kanto abrange Tóquio, Chiba, Ibaraki, Kanagawa, Tochigi, Gunma e Saitama, enquanto Koshin-etsu tem as províncias de Yamanashi, Nagano e Niigata.

O período das chuvas agora atinge a região de Shikoku, e já havia sido declarada na província de Okinawa, nas Ilhas Amami, na província de Kagoshima, e também na parte sul de Kyushu.

Previsão do tempo

Nesta segunda-feira (10), deverá chover nas regiões de Kinki, Tokai e Kanto até a parte da manhã, com as condições melhorando gradativamente.

Já a terça-feira (11) será ensolarada graças a um sistema de alta pressão que cobre uma ampla área entre Hokkaido e Kyushu.

A chuva pode voltar na quarta-feira (12), permanecendo no sul de Kyushu até a costa sul da ilha principal do Japão, Honshu, até a quinta-feira (13).

A frente se moverá para o sul na sexta-feira (14), deixando o dia ensolarado em muitos lugares do país até o sábado (15).

Porém, no domingo (16), essa frente se deslocará para o norte, pegando o sul de Kyushu até a costa sul de Honshu, tornando o período nublado e chuvoso.

A previsão neste início de semana para Sapporo (Hokkaido) e Sendai (Miyagi) é de 25℃ ou mais. As temperaturas em Tóquio, Nagoia, Osaka e Fukuoka deverão continuar em torno de 30 graus Celsius.

Cuidado com a insolação

O subida da temperatura aumenta o risco de insolação. Mas as pessoas podem tomar alguns cuidados, como se manterem hidratadas. Além de água ou de bebidas isotônicas, as pastilhas de sal podem repor esse item perdido na transpiração.

Outras dicas são usar chapéu ou guarda-sol. Mas é bom retirar o chapéu de vez em quando para que o suor evapore.

Existem recursos para aliviar o calor, como ventiladores portáteis ou, se estiver em ambiente fechado, manter o ar-condicionado ligado.

Há produtos que ajudam a resfriar áreas do corpo, como bolsas de gelo, que devem ser aplicadas no pescoço, axilas, bases da coxa.

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *