Santa Casa de Marília realiza ação com funcionários para encaminhamentos ao Ambulatório de Tratamento do Tabagismo
A Santa Casa de Marília realizou, nestes dias 4 e 5 de junho, ação com funcionários para estimular encaminhamentos ao Ambulatório de Tratamento do Tabagismo. Folhetos informativos foram entregues enfatizando os malefícios do tabaco e a importância de se tomar uma decisão impactante e extremamente positiva para a saúde: parar de fumar.
Tenda foi montada nas proximidades da portaria de acesso dos funcionários da Santa Casa de Marília (Rua 21 de Abril) para que fossem feitas as abordagens da equipe multiprofissional do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da unidade hospitalar filantrópica mariliense.
A coordenadora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília, enfermeira Silvia Ferraz, destacou que os encaminhamentos de funcionários já são realizados pela unidade hospitalar, que também recebe pacientes provenientes da rede básica de saúde. “Sabemos que parar de fumar depende muito da vontade da pessoa. A partir desta manifestação e procura, iniciamos o tratamento”.
O Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília existe há 18 anos e neste período, já realizou mais de 25.800 atendimentos, sendo que, cerca de 60% das pessoas que procuraram pelo atendimento pararam de fumar.
Abordagem individual, consulta médica, fornecimento de medicamento antidepressivo e ansiolítico (Bupropiona) e de adesivos de nicotina para evitar as crises de abstinência em um primeiro momento, além de terapias em grupo, são desenvolvidos pela equipe multiprofissional do ambulatório.
As atividades destes dias 4 e 5 de junho foram alusivas ao Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado em 31 de maio. Além desta ação específica no hospital, a Santa Casa de Marília participou de eventos em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e Unesp (Universidade Estadual Paulista).
No anfiteatro da Famema, a coordenadora do Ambulatório de Tratamento do Tabagismo da Santa Casa de Marília, Silvia Ferraz, ministrou palestra sobre as atividades com os fumantes que buscam ajuda para cessarem com o tabagismo, na Semana Sem Tabaco, no último dia 23 de maio.
‘Pedágio’ de conscientização sobre os malefícios do tabaco também aconteceu no último dia 25 de maio, na “ilha” em frente ao Shopping Atenas. Entrega de folhetos informativos e orientações de profissionais às pessoas que querem parar de fumar, inclusive indicando o encaminhamento correto, através da rede primária (unidades básicas e de saúde da família), aconteceram na oportunidade.