Classificado como “muito forte”, tufão 14 pode atingir oeste do Japão
O tufão número 14, chamado Chanthu, passou a ser classificado como “muito forte” nesta quarta-feira (8), apenas um dia depois de ter se formado no leste das Filipinas, informou a Associação de Meteorologia do Japão.
Previsões indicam que existe a possibilidade de o tufão se mover para as proximidades das Ilhas Toshima, incluindo Ishigakijima, em Okinawa, no próximo fim de semana, e depois para o oeste do país.
O Chanthu está se deslocando em direção oeste a uma velocidade de 20 km/h, com ventos sustentados de 162 km/h (45 m/s) e rajadas de até 234 km/h (65 m/s), segundo informações divulgadas às 12h desta quarta-feira.
Na quinta-feira, o tufão deve ganhar ainda mais força, com ventos sustentados de 180 km/h (50 m/s) e rajadas de até 252 km/h (70 m/s).
A força e a magnitude de um tufão determinam a intensidade do vento. O termo “muito forte” é a segunda classificação mais alta, com ventos sustentados entre 44 e 53 m/s.
Um outro tufão, de número 13, chamado Conson, formou-se perto das Filipinas na última segunda-feira e se locomove em direção ao Mar do Sul da China. Não há risco dele atingir o Japão.
CLASSIFICAÇÃO DOS TUFÕES
Força
A força do tufão é medida conforme a intensidade dos ventos. Pode ser classificada como:
- Forte (tsuyoi, 強い) – ventos sustentados entre 33 e 43 metros por segundo
- Muito forte (hijounitsuyoi, 非常に強い) – ventos sustentados entre 44 e 53 metros por segundo
- Devastador (mouretsuna, 猛烈な) – ventos sustentados acima de 54 metros por segundo
Tamanho
Conforme a área total que o tufão atinge (com vento acima de 15m/s), pode ser classificado como:
- Grande (oogata, 大型) – entre 500 e 800 quilômetros
- Muito grande (chou-oogata, 超大型) – acima de 800 quilômetros
FONTE:ALTERNATIVA ON LINE