Governadora de Tóquio vai concorrer a terceiro mandato
A governadora de Tóquio anunciou que vai concorrer na eleição do próximo mês para o Executivo da capital japonesa. Koike Yuriko quer conquistar um terceiro mandato.
Ela fez o anúncio quarta-feira em sessão plenária da Assembleia Metropolitana de Tóquio. Declarou: “Ainda há muitas questões pendentes, incluindo o envelhecimento da sociedade, a queda na taxa de natalidade e a preparação para calamidades. Há também as questões da atribuição de maior poder à mulher e da digitalização, em que o Japão fica muito atrás de outros países. Vou fazer o máximo esforço para promover o contínuo desenvolvimento de Tóquio.”
Koike planeja concorrer como candidata independente. Disse a jornalistas que vai preparar a sua plataforma eleitoral e divulgá-la em breve.
Uma concorrente de destaque é Renho, legisladora da Câmara Alta do Parlamento japonês, que já havia anunciado candidatura. Ela comunicou oficialmente ao Partido Democrático Constitucional (PDC) — o maior de oposição —, que está deixando a agremiação política. Explicou que pretende obter apoio de uma base mais ampla na eleição. Acrescentou que vai anunciar a sua plataforma até a semana que vem.
As principais legendas anunciaram o candidato que pretendem apoiar na eleição. Cogitam de dar apoio a Koike Yuriko o Partido Liberal Democrático (PLD) — maior legenda governista do Japão —, o Partido Komei, seu parceiro de coalizão, e a agremiação regional Cidadãos de Tóquio em Primeiro Lugar (Tomin First). Planejam apoiar Renho o PDC, o Partido Comunista do Japão e o Partido Social Democrata.
Até agora, quatro pessoas manifestaram intenção de concorrer na eleição. Mais de 40 outras também estariam inclinadas a fazer o mesmo, conforme levantamento da NHK.
Começa no dia 20 o período oficial da campanha da eleição para governador de Tóquio. A votação está marcada para 7 de julho.
FONTE: NHK PORTUGUÊS