Janela Para o JapãoNotícias

Aplicativo criado no Japão promete detectar quando um gato está sentindo dor

O CatsMe!, um aplicativo para smartphone impulsionado por inteligência artificial (IA) que promete detectar quando um gato está sentindo dor, está ganhando muitos usuários no mundo desde o seu lançamento no Japão no ano passado, informou a agência Reuters.

Enquanto os animais de estimação são parte integral de muitas famílias ao redor do mundo, no Japão eles têm um papel ainda maior devido à população envelhecida e à baixa taxa de natalidade.

A Associação Japonesa de Alimentos para Animais de Estimação estimou que havia quase 16 milhões de gatos e cães no país no ano passado, mais do que o número de crianças com menos de 15 anos.

A startup de tecnologia Carelogy e pesquisadores da Universidade Nihon desenvolveram o CatsMe! treinando-o com 6.000 fotos de gatos, e o aplicativo já foi usado por mais de 230 mil usuários.

Os desenvolvedores afirmam que ele tem mais de 95% de precisão e esperam que esse grau melhore à medida que a IA treina com mais rostos felinos.

O professor Kazuya Edamura, da Universidade Nihon, disse que veterinários como ele conseguem, até certo ponto, saber se um animal está com dor, mas essa é uma tarefa mais difícil para os donos.

“Nossas estatísticas mostram que mais de 70% dos gatos idosos têm artrite ou dor, mas apenas 2% deles realmente vão ao hospital”, disse Edamura. “Então, em vez de um diagnóstico final, usamos o aplicativo como uma ferramenta para alertar os donos se a situação é normal ou não.”

Foto: iStockphoto

FONTE: ALTERNATIVA ON LINE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *