Janela Para o JapãoNotícias

18º Festival do Japão em Campinas recebe cerca de 15 mil visitantes

Os eventos nipo-brasileiros seguem em alta e atrai público cada vez maior e mais diversificado. Em Campinas, a 95 km de São Paulo, o Festival do Japão é um bom exemplo disso. Realizado no último final de semana (8 e 9 de junho), pelo Instituto Cultural Nipo-Brasileiro (Nipo Campinas), dedicou, este ano, aos 116 anos da imigração japonesa ao Brasil e aos 250 anos de fundação da cidade. Foram dois dias de extensa programação: shows de música, dança, artes marciais, exposições e oficinas de arte e artesanato, estandes de produtos e uma variada praça de alimentação, que atendeu a todos os perfis de público.

A decoração da entrada, um tori (portal de estilo xintoísta), seguido de um túnel de cerejeiras em flor, deram as boas vindas aos visitantes, que foram experimentar o gostinho de estar com um pé no Japão. Na abertura solene do evento, o novo presidente do Nipo Campinas, Denis Teruya,  descendente de okinawanos de terceira geração, professor de História e Geografia, discorreu um pouco sobre imigração japonesa e lembrou que o Brasil tem a maior comunidade japonesa fora do Japão. Já o prefeito Dario Saadi ressaltou a importância da comunidade nipo-brasileira no município. “É uma comunidade fantástica, que contribui efetivamente para o desenvolvimento local, seja através de suas empresas, seja pela sua cultura e força de trabalho”, destacou.

Tadayoshi Hanada, o idealizador do festival, que se mantém na coordenação geral há 18 anos, revelou que o evento foi pensado a partir de 2004, quando a comunidade começou a esboçar as comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil, comemorado em 2008. Para Hanada, ao longo dos anos, a participação da iniciativa privada tem sido fundamental no respaldo financeiro do evento, assim como decisivo tem sido o intercâmbio com as instituições e a união dos voluntários no sucesso do mesmo. Ele destacou ainda a importância da lei municipal criada ex-vereador Luís Yabiku, instituindo a Semana da Comunidade Japonesa, tornando o Festival do Japão parte do calendário oficial de Campinas.

Consolidado ao longo dos anos, o Festival do Japão é a maior festividade de cultura japonesa da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e faz do Nipo de Campinas referência de entidade nipo-brasileira do interior do Estado. “O Festival do Japão é o nosso principal evento  e exige uma preparação com oito meses de antecedência, quando encaminhamos as propostas de busca o apoio junto às empresas para o ano seguinte. É praticamente terminar uma edição e já começar a próxima”, revela Hanada.

Festival em números – O 18º Festival do Japão Campinas contou com mais de 50 atrações no palco: shows musicais de diferentes estilos, com destaques para nomes como Joe Hirata, Karen Ito e Rick Akio, assim como os artistas da casa: Isa Toyota, Isadora Kataoka, Rafael Yassunaga e Luís Yabiku, todos campeões de karaokê, que hoje fazem sucesso com suas carreiras artísticas. Danças folclóricas e modernas, demonstrações de judô, karatê, aiki-do e kendô movimentaram o palco, de forma ininterrupta. Na ala de exposições, o tema deste ano foram os uchiwas, o leques japoneses e sua simbologia, enquanto oficinas de arte, artesanato e estandes de produtos completaram as atrações.

Já a praça de alimentação foi a grande tentação do público, estimado em 15 mil pessoas. Contou com mais de 20 barracas, sendo a maioria de associações nipo-brasileiras e de instituições da região. Elas venderam pratos da tradicional culinária oriental, como yakisoba, diversos tipos de sushi, sashimi, tempurá e yakitori, muitos doces, além de pratos da culinária brasileira, a preços acessíveis.

Organizadores e autoridades presentes na abertura
A cantora Karen Ito acompanhada de tocadores do grupo de taikô Ryukyu Koku Matsuri Daiko

FONTE;NIPPON JÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *