CEO da Toyota pede desculpas por escândalo de certificação de veículos
O presidente e CEO da Toyota Motor, Sato Koji, pediu desculpas aos clientes e acionistas pela falha da empresa em seguir os procedimentos de teste de veículos. Durante uma reunião de acionistas na terça-feira, Sato prometeu evitar uma recorrência.
No início deste mês, a Toyota admitiu que havia falsificado dados para obter certificados de teste do governo para seus veículos. Como resultado, a montadora suspendeu a produção de três modelos.
Sato explicou que as montadoras só podem produzir e comercializar veículos em massa depois de cumprirem os padrões governamentais de segurança rodoviária. Ele disse que a Toyota falhou em seguir os procedimentos adequados nos testes de veículos e prometeu garantir que isso não aconteça novamente.
Um acionista expressou preocupação com a governança corporativa da Toyota. O presidente do conselho de administração, Toyoda Akio, disse que a governança adequada constitui criar um ambiente no qual cada funcionário sinta que pode contribuir de forma independente. Ele disse que assumirá a liderança nos esforços em prol desse objetivo.
Os acionistas aprovaram uma proposta para reeleger Toyoda, Sato e outros oito para o conselho de administração da empresa.
FONTE: NHK PORTUGUÊS