Japão vai tornar obrigatória a apresentação do cartão My Number para contratos de celular
O governo japonês decidiu que as lojas de telefonia móvel serão obrigadas a exigir o cartão My Number de seus clientes na hora de fazer contratos de celular de forma presencial, informou a emissora TBS na terça-feira (18).
As lojas precisarão fazer a leitura dos dados que estão no chip IC do cartão My Number como método de verificação de identidade do cliente.
Esta medida foi tomada em resposta ao aumento de contratos fraudulentos de telefones celulares, decorrentes da falsificação de documentos de identificação, como carteiras de motorista. O governo também está considerando o desenvolvimento de um aplicativo para leitura do chip IC, que seria utilizado pelas lojas.
Para contratos “não presenciais” feitos pela internet, o uso de documentos de identificação sem foto, como o cartão de seguro de saúde, ou o envio de imagens da carteira de motorista será abolido, sendo substituído pelo uso exclusivo do cartão My Number.
De acordo com a Agência Nacional de Polícia, entre janeiro e abril deste ano, houve 2.508 casos de fraudes de investimento usando redes sociais, resultando em prejuízos de aproximadamente 33,43 bilhões de ienes. Com estas medidas, o governo espera reduzir crimes como fraudes especiais que utilizam telefones celulares.
O governo ainda não definiu quando a medida entrará em vigor, mas espera que ela comece a ser aplicada o mais rápido possível.
Foto: iStockphoto
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE