Chuvas fortes em Kyushu podem causar deslizamentos de terra
Uma frente de chuva sazonal e um sistema de baixa pressão estão gerando condições atmosféricas instáveis e provocando fortes precipitações principalmente em Kyushu, no sudoeste do Japão.
Funcionários da Agência de Meteorologia do Japão estão alertando sobre possíveis deslizamentos de terra, uma vez que as condições do solo estão instáveis em decorrência da chuva que caiu até sexta-feira.
Segundo a agência, o ar quente e úmido que flui para a frente de chuva e um sistema de baixa pressão nas regiões de Kyushu e Tokai estão tornando as condições atmosféricas extremamente instáveis no oeste e leste do Japão.
As regiões de Kyushu, Shikoku e Tokai estão sendo atingidas, de forma intermitente, por nuvens de chuva.
As localidades de Ibusuki e Kinko, na província de Kagoshima, registraram mais de 700 milímetros de precipitação desde 20 de junho. O número é superior ao volume habitual para um mês de junho.
Partes da província de Kagoshima estão sob alerta de deslizamento de terra.
Uma frente de chuva sazonal trará precipitações extremamente fortes para o oeste e leste do Japão na sexta-feira e chuvas intensas no sábado.
A previsão dos níveis de precipitação para o período de 24 horas até a manhã de sábado é de até 200 milímetros nas regiões de Tokai e Kinki, 180 milímetros no sul de Kyushu, 150 milímetros em Shikoku e no norte de Kyushu, e 100 milímetros em Hokuriku.
A agência pede cautela contra deslizamentos de terra e inundações em áreas baixas, além do transbordamento e elevação de nível dos rios. Os funcionários da agência estão também alertando sobre a ocorrência de relâmpagos e rajadas de vento.
Eles afirmam que a população deve estar atenta às informações de evacuação fornecidas por suas municipalidades e permanecer em um local seguro por enquanto, uma vez que as condições meteorológicas podem se deteriorar rapidamente.