Toyota manterá produção parada de 3 modelos até final de agosto devido a fraudes
A Toyota Motor estendeu até o final de agosto a suspensão da produção de três modelos de carros, inicialmente prevista para terminar no final de julho, informou a emissora NHK.
A montadora explicou que a decisão se deve ao fato de ainda estar sendo investigada pelo Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão.
O problema começou quando foi descoberto que cinco fabricantes de automóveis, incluindo a Toyota, cometeram irregularidades nos testes de certificação exigidos para a aprovação dos modelos.
Em resposta, o ministério ordenou a suspensão da produção, e a Toyota interrompeu a fabricação de três modelos, Yaris Cross, Corola Axio e Corolla Fielder, nas fábricas de suas subsidiárias nas províncias de Miyagi e Iwate, desde 6 de junho.
Na terça-feira (16), a Toyota comunicou aos fornecedores de peças sobre a extensão da suspensão até o final de agosto.
A empresa esclareceu que, devido à investigação contínua sobre a conformidade dos modelos, ainda não há previsão para a retomada da produção.
Apesar de uma investigação interna abrangendo os últimos dez anos não ter encontrado novos casos de irregularidades, a prolongada suspensão da produção está causando preocupações sobre os impactos econômicos nas pequenas e médias empresas fornecedoras e na economia regional.
O escândalo sobre a obtenção fraudulenta de certificações necessárias para a produção em massa de veículos, chamadas de Katashiki Shitei (型式指定), envolve 38 modelos das montadoras Toyota, Mazda, Yamaha Motor, Honda e Suzuki, mas a maioria já saiu de linha.
O Katashiki Shitei é uma certificação necessária antes que fabricantes de automóveis possam produzir e vender novos modelos. Ela assegura que os veículos atendam aos padrões nacionais em testes de colisão e emissões.
Foto: Divulgação
FONTE: ALTERNATIVA ON LINE