Meteorologia pede cautela com altas temperaturas no Japão
A Agência de Meteorologia do Japão informou neste domingo que aparentemente o período chuvoso chegou ao fim nas regiões de Chugoku e Kinki. As altas temperaturas que afetam o país exigem cautela diante do risco de exaustão por calor.
O órgão fez o anúncio com base na previsão de que o bom tempo vai prevalecer nos próximos sete dias.
O fim do período chuvoso nas regiões de Chugoku e Kinki ocorreu dois dias depois da média e cinco dias depois do registrado no ano passado.
As regiões oeste e leste do Japão foram cobertas por um sistema atmosférico de alta pressão neste domingo, com temperaturas que passaram de 35 graus em alguns locais.
Por volta das 14h30, a máxima de 38,5 graus foi registrada na cidade de Hamamatsu, da província de Shizuoka.
A umidade relativa do ar também é elevada.
A agência e o Ministério do Meio Ambiente emitiram alertas de exaustão por calor correspondentes a 34 províncias situadas em uma ampla área, que vai da Região de Kanto–Koshin a Okinawa.
A população é aconselhada a, tanto quanto possível, evitar saídas, usar o ar-condicionado de maneira adequada, beber água e repor o sal no organismo de vez em quando.
Segundo a meteorologia, ao meio-dia deste domingo uma tempestade tropical em formação se deslocava em direção norte, sobre o Oceano Pacífico, a leste das Filipinas.
A Agência de Meteorologia prevê que, por volta de quarta-feira, a tempestade poderá se aproximar das Ilhas Sakishima, na província de Okinawa.
O órgão pede à população que acompanhe atentamente informações atualizadas.