Minas na Ilha de Sado são designadas Patrimônio Cultural Mundial da Unesco
O Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco, reunido em Nova Délhi, na Índia, decidiu registrar um complexo de minas, principalmente de ouro, na Ilha de Sado, no Mar do Japão, como Patrimônio Cultural Mundial.
Trata-se do 26º patrimônio mundial no Japão.
O comitê iniciou, na manhã de sábado, a discussão sobre a inclusão na lista das minas na Ilha de Sado, na província de Niigata, que o Japão havia recomendado à Unesco. Posteriormente, o comitê aprovou em votação, por unanimidade, a favor da inclusão do complexo em sua lista.
A Coreia do Sul tinha se manifestado contra o registro das minas, alegando que as pessoas da Península Coreana foram forçadas a trabalhar no local. Entretanto, Seul concordou com a iniciativa japonesa após conversações com Tóquio.
Um representante do governo japonês diz que se lembrará de todas as pessoas que trabalharam nas minas, especialmente aquelas da Península Coreana, e continuará trabalhando estreitamente com a Coreia do Sul para reforçar uma estratégia para explicar e exibir, de forma abrangente, a história das minas na instalação da exposição.
FONTE: NHK JAPÃO